0

Alerta sobre consumo de chocolate na Páscoa




Com cuidado e moderação dá para ser feliz com o chocolate, ovos de páscoa recheados, bombons e barras de chocolate. Ainda, se você é realmente fã, irá gostar de conhecer mais sobre ele, que encanta e vicia tanta gente no mundo, sobretudo no período da páscoa.

Já ouviu falar dos benefícios do chocolate ao organismo e suas medidas certas de consumo? A seguir algumas dicas importantes.


Moderação

Quando consumidos na quantidade adequada, de 25 g a 40 g por dia de chocolate 70% cacau, podem proporcionar benefícios como no auxílio ao combate dos radicais livres evitando envelhecimento precoce das células e na melhora do humor, aumentando a liberação de endorfina e dopamina, que são hormônios responsáveis pelo relaxamento e sensação de bem-estar.
Você conhece os tipos de chocolate?
Chocolate branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
Chocolate ao leite é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
Chocolate meio amargo é o que tem de 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo é o mais saudável, pois tem mais cacau, entre 60 a 85% e menos açúcar e gordura. Faz bem ao coração porque promove um melhor fluxo sanguíneo devido aos antioxidantes do grupo dos flavonoides que contém as catequinas, epicatequinas e procianidinas. Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois tem teobromina, substância com ação semelhante à cafeína. Durante a gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). O composto teobromina é o responsável pelo benefício. Diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos e também ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
Atenção!
Comer chocolate rápido e em grandes quantidades, sem moderação, traz vários problemas de saúde. O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também à elevação da pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer, por isso vale a pena consumir o produto apenas moderadamente.
“O corpo sabe lidar com pequenos exageros de vez em quando. O bom é saber planejar e não substituir refeições por chocolate ou cortar alimentos importantes como arroz, carne, feijão... Tanto para aliviar o organismo das calorias quanto para movimentá-lo, exercícios físicos são sempre recomendáveis, acompanhado de um profissional habilitado”, explica a profissional.
Se não prevenir, é bom remediar!
Para quem exagerar na delícia e ficar com peso na consciência, pode-se tomar um copo de 200 ml de água com o suco de um limão – a fruta tem poder adstringente, limpando o organismo das toxinas do chocolate.
Já na segunda-feira pós-páscoa, deve-se retornar ao programa alimentar saudável e sua rotina de treinos o quanto antes.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página