0

Conjuntivite Viral: Saiba como identificar e tratar a doença

Resultado de imagem para conjuntivite viral
Imagem Ilustrativa 

A conjuntivite viral é uma inflamação ocular reconhecidamente comum, mas um surto pode gerar grandes transtornos, pois o índice de contágio é alto.

A conjuntivite viral é a mais comum e causa micro hemorragias, por isso os olhos ficam vermelhos. A melhor forma de se prevenir a conjuntivite viral é lavando as mãos com frequência e ficar longe de pessoas contaminadas.

Os sintomas são:

·       Coceira e dor nos olhos
·       Muita secreção (remela) de cor branca ou amarela nos olhos
·       A porção branca dos olhos pode tornar-se muito vermelha
·       Sintomas de otite
·       Secreção nasal
·       Sensação de areia nos olhos
·       Hipersensibilidade à luz

Normalmente, estes sintomas surgem num dos olhos e, após 3 ou 4 dias, o outro é contaminado e desenvolve os mesmos sintomas, que permanecem por 4 a 5 dias.


Como ocorre a Transmissão 

A transmissão da conjuntivite viral acontece através do contato com a secreção ou com objetos contaminados, como lenços ou toalhas que tenham entrado em contato direto com o olho afetado. Algumas formas de transmissão da conjuntivite viral são:

·      Usar a maquiagem do indivíduo contaminado
·      Usar a mesma toalha ou dormir sobre o mesmo travesseiro do indivíduo contaminado
·      Partilhar óculos ou lentes de contato
·      Abraços e beijos


Como evitar:
Evite coçar os olhos em locais com grande aglomeração, como piscinas e academias. As mãos e o rosto devem ser higienizados com frequência.


Como é o tratamento?
Não existe tratamento específico. Mas é recomendável o uso de compressas frias ou geladas e aplicação de colírio lubrificante gelado várias vezes por dia para aliviar.

Lavar as mãos com frequência,  durante o tratamento  é  recomendável  trocar fronhas de travesseiros e toalhas diariamente, preferir toalhas de papel na hora de enxugar o rosto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página